Principal » Publicações » Publicações Diversas » Coletâneas, Documentos e Artigos
- A +
Coletâneas, Documentos e Artigos

Política de preservação do patrimônio cultural no Brasil - diretrizes, linhas de ação e resultados: 2000/2010

Autora: Paula Porta
Publicação: IPHAN/ Programa Monumenta
Edição: 2012
Páginas: 344

Em busca de configurar uma base de dados consistente para o desenvolvimento das políticas públicas no campo da cultura, o IPHAN vem ampliando o leque de suas publicações destinadas à informação de gestores públicos e da sociedade civil, interessados em promover ações fundadas na diversidade, legitimidade, desenvolvimento e preservação. Neste livro, está o resultado de uma avaliação minuciosa das ações desenvolvidas no campo da preservação cultural durante o período de 2000 a 2010, para oferecer um instrumento útil ao planejamento das políticas públicas do setor e às iniciativas de cunho privado.

A divulgação dessas informações visa fornecer uma ferramenta essencial ao estabelecimento das diretrizes e linhas de ação a serem adotadas em cada política, além de favorecer o diálogo com a sociedade, parceiros e governos de todas as instâncias. Democratiza, portanto, o acesso aos dados sobre política cultural, presta conta de como foram utilizados os recursos de cada ação, trata dos conceitos que fundamentaram cada uma delas, além de permitir a análise da eficiência das políticas adotadas e de seus resultados e desafios de continuidade.

Rodrigo e Seus Tempos

Autor: Coletânea de textos de Rodrigo Melo Franco de Andrade
Publicação: MinC/Fundação Nacional Pró-Memória
Edição: 1986
Páginas: 355

Coletânea de textos de Rodrigo Melo Franco de Andrade sobre artes e letras, precedida por detalhada notícia biográfica. Os textos estão distribuídos por cinco seções: Arte colonial: pintura, escultura e arquitetura; As letras também: crítica literária; Contemporaneidade: circunstâncias vividas no cotidiano; Textos introdutórios em livros; e Outras incursões ao passado: temas antigos que suscitam a atenção do autor.

Lucio Costa: Documentos de Trabalho

Organizador: José Pessoa
Publicação: IPHAN/Ministério da Cultura
Edição: 2004 - 2ª edição
Páginas: 326

O livro é a reunião dos textos escritos por Lucio Costa, entre os anos 1957 e 1990, enquanto ele era diretor de Estudos e Tombamentos e colaborador eventual do IPHAN. A publicação, entre tantos outros objetivos, permitirá que os ensinamentos do arquiteto sejam constantemente consultados, além de trazer, nas palavras do escritor, um olhar precioso sobre a preservação dos monumentos históricos. A publicação é ilustrada com desenhos originais do arquiteto e 180 fotografias do Arquivo Geral do IPHAN.

A Invenção da Superquadra

Autores: Marcílio Mendes Ferreira e Matheus Gorovitz
Publicação: IPHAN
Edição: 2008
Páginas: 37

Brasília se desenvolve em torno do eixo central e cada uma das duas áreas é servida por uma artéria principal. Dessas derivam artérias subsidiárias paralelas às primeiras que, por sua vez, se subdividem em vias que circundam a Superquadra. A estrutura é em árvore. O objetivo deste ensaio é demonstrar que, contrariamente à leitura feita por Alexander, as UVs em Brasília não são autossuficientes nem hierárquicas.


Saiba Mais
Agenda
Bancos de Dados
Bibliotecas do IPHAN
Blogs do IPHAN
Cadastro Nacional de Negociantes de Antiguidades e Obras de Arte
Concurso IPHAN
Editais e Seleções
Legislação
Links Patrimônio Cultural
Notícias
Perguntas Frequentes
Sistema Nacional do
Patrimônio Cultural
Transparência Pública
Redes Sociais