Principal » Publicações » Mestrado Profissional » Série Patrimônio: Práticas e Reflexões
- A +
Série Patrimônio: Práticas e Reflexões

Vol. 1 - Patrimônio: Práticas e Reflexões - Edições do Programa de Especialização em Patrimônio

Organização: Copedoc/DAF/IPHAN
Publicação: IPHAN
Edição: 2007
Páginas: 428

Este livro inaugura a Série Patrimônio: Práticas e Reflexões, com a apresentação dos trabalhos da primeira turma de bolsistas do Programa de Especialização em Patrimônio (PEP), reunindo textos de pesquisadores das áreas de antropologia, arquitetura, direito, educação, história e museologia.

Vol. 2 - Anais da I Oficina de Pesquisa: a pesquisa histórica no IPHAN

Organização: Copedoc/DAF/IPHAN
Publicação: IPHAN
Edição: 2008
Páginas: 148

Esta edição apresenta os Anais da I Oficina de Pesquisa, organizada pela Copedoc, em novembro de 2007, que teve como foco a prática da pesquisa histórica na instituição, priorizando o olhar sobre a ação da preservação do patrimônio cultural no tempo, bem como o objetivo de valorizar e problematizar a utilização do acervo documental do IPHAN. Conta com artigos de historiadores e cientistas sociais do Iphan e de outras instituições, convidados a falarem sobre a prática da pesquisa durante o encontro.

Vol. 3 - Programa de Especialização em Patrimônio. Artigos (2005 e 2006)

Organização: Copedoc/DAF/IPHAN
Publicação: IPHAN
Edição: 2008
Páginas: 208

O terceiro volume da Série Patrimônio: Práticas e Reflexões retoma a publicação de trabalhos do Programa de Especialização em Patrimônio do Iphan, trazendo uma nova coletânea de artigos das turmas de 2005 e 2006. Partindo de demandas da própria instituição, os trabalhos apresentados trazem o olhar de bolsistas de diferentes áreas de formação – antropologia, arquitetura, arte-educação, ciências sociais, direito, história e museologia –, a partir de seus locais de inserção e atuação no Iphan, onde puderam compartilhar da prática institucional e refletir sobre a diversidade de questões e perspectivas que envolvem a preservação do patrimônio cultural no Brasil.

Vol. 4 - Metodologia de Pesquisa e Multidisciplinaridade no IPHAN: Anais da II Oficina de Pesquisa

Organização: Copedoc/DAF/IPHAN
Publicação: IPHAN
Edição: 2010
Páginas: 580

Reúne artigos dos técnicos do IPHAN que participaram da II Oficina de Pesquisa: metodologia de pesquisa e multidisciplinaridade, realizada em 2008, que reuniu profissionais de diversas áreas do conhecimento, a saber, Arquitetura, Arquivologia, Ciências Sociais, Engenharia Civil, Geografia, História, Letras, Museologia e produção cultural. Os resultados ajudam a subsidiar a reflexão sobre temas relevantes, como o caráter das pesquisas nas instituições dedicadas à preservação do patrimônio cultural, o reconhecimento do trabalho interdisciplinar como fomentador de mudanças positivas na lida com esse patrimônio, a ênfase na importância da interdisciplinaridade no processo de atribuição de valor dos bens culturais e o incentivo ao planejamento interdisciplinar das ações de preservação, além da importância da pesquisa para a gestão e renovação das práticas de preservação.

Vol. 5 - A Questão do Nacional no IPHAN: Anais da III Oficina de Pesquisa

Organização: Copedoc/DAF/IPHAN
Publicação: IPHAN
Edição: 2010
Páginas: 216

Este livro apresenta o prosseguimento das atividades das oficinas de pesquisa, com os resultados da terceira edição do encontro, que contou com a participação de técnicos da instituição e convidados para discutir os temas Patrimônio, estado e território, Nacional e regional/local/mundial e Identidade Nacional e Diversidade Cultural. Os artigos publicados propiciam aos estudiosos um panorama dos desafios, das realizações e, por vezes, dos impasses que os agentes públicos de preservação têm enfrentado em suas tarefas cotidianas de valorização e preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro.


Saiba Mais
Agenda
Bancos de Dados
Bibliotecas do IPHAN
Blogs do IPHAN
Cadastro Nacional de Negociantes de Antiguidades e Obras de Arte
Concurso IPHAN
Editais e Seleções
Legislação
Links Patrimônio Cultural
Notícias
Perguntas Frequentes
Sistema Nacional do
Patrimônio Cultural
Transparência Pública
Redes Sociais